quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pré Prova TETRATLON CHAPELCO testando os esquis


Tetratlon Chapelco uma prova multisporte super tradicional que acontece há 26 anos em San Martin de los Andes. São 90 quilometros divididos em quatro modalidades; esqui, mountain bike, canoagem e corrida. Eu vinha namorando essa competição desde quando a descobri, de 2012 não podia passar!


Achei que seria melhor se chegasse alguns dias antes da competição. Provas multisport e corridas de aventura envolvem uma logística pesada, não é simplesmente por um par de tenis na mala, é preciso transportar a bike, monta-la, arrumar e preparar o caiaque, os esquis. E a roupa? Sapatilhas de bike, luvas de esqui que não são as mesmas de bike que não são as mesmas para remar. Neoprene para o caiaque. Cada esporte com sua particularidade.


Mas vamos ao esqui. Eu achava que o esqui era o cross country, mas não, é o alpino mesmo (o mais praticado nas estações). Com ajuda da Laura, uma amiga local, aluguei o equipamento e combinei com Augustin uma aula para hoje.


O meu mais novo treinador me perguntou três vezes: 
_ "É isso mesmo que você quer fazer?"
Quando disse que sim, ele prontamente tirou o gorro e o casaco, colocou os esquis nas costas e falou : 
_ "Siga me!" 
E saiu marchando montanha acima.
_ "Ei espera ai aonde você vai?"
_ "Você não quer saber qual será o percurso da prova?"
_ " Mas..."


Push-bike eu conhecia, agora push-esqui era novidade para mim. Foi ótimo estar com alguém que pudesse não só me mostar o percurso da prova como também explicar qual é a melhor técnica para colocar um esqui nas costas e caminhar rápido com as pesadas botas de esqui.


O percurso de 15 k é a primeira perna da prova, bem variado; com 3 subidas carregando o esqui, mais algumas subidas no lift e boas descidas deslizando. Para quem compete é possível ter acesso ao percurso antes da prova, existe um reconhecimento oficial marcado para a véspera da competição. 
Todos os atletas tem direito a três dias de ski-lift ticket, ou seja, passe livre para esquiar ou snowbordar à vontade! A prova já se paga com o valor economizado.


Terminamos o percurso com um tempo bem próximo a 1h20. Isso sem considerar filas nos lifts e cotoveladas na largada da prova. Como será dividir o espaço com 450 atletas? 
Amanhã tem teste do caiaque. Não saiam daí!


Nenhum comentário: