sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Lazy Kitesurfer


Pouco antes de alugar o equipamento de kitesurf o instrutor pergunta para você como fazer o self rescue. Sim porque os que não sabem se virar sozinhos para Johny o instrutor britânico que da aulas em Holbox, são os preguiçosos de carteirinha:
"Lazy Kitesurfers!"

Aí você pega todo seu equipamento que não acaba mais; hardness, prancha, pipa, não esqueça da bomba, neoprene, protetor solar, capacete, colete salva vidas...você poderia ter escolhido correr, mas não, porque pegar um tênis e sair por aí se você pode equipar se todo?

Após carregar o barco a frase ainda está ecoando na sua cabeça "Lazy Kitesurfers", seria culpa?

O barco sai com destino a Punto Mosquito uma praia virgem afastada na ponta da Ilha. Você abandona a paz de um mar lindamente esverdeado e sem vento em troca de uma praia longa de mar que tornou se marrom pela quantidade de algas:
"A maré trouxe as algas, nunca vi essa praia assim!"

A direção do vento sopra quase sentido praia, você pensa em desistir e passar o dia deitado ali mesmo, mas seu instrutor te convence que não tem problema e que é bom aproveitar o dia. Fingir um ataque epiléptico provavelmente resolveria mas você prefere dar chance ao esporte.

Verifica a direção do vento, tira o Kite da mala, abre, pega a bomba, enche, desenrola, prepara as linhas. Pede assistência e decola o kite. Volta para pegar a prancha tentando não derrubar a vela.

Entra no mar, toma a primeira onda na cabeça, a segunda, perde a prancha, a terceira te desestabiliza, o kite está na água. Paciência é só o que se precisa.

Quando tenta subir na prancha pela terceira vez percebe que já está na hora de voltar pilotando a pipa e andando contra o vento. Após 20 minutos de caminhada contra o vento com água na canela e malabarismos para levar a prancha com uma não é o kite com a outra você pode tentar novamente subir na prancha.

Você lembra do kitesurf no Marrocos, quando deixar a pipa na água era sinal que o barco deveria achar sua prancha e te entrega la em mãos, mas outro breve pensamento corta sua mente "Seria eu...?"

O instrutor detecta a sua predisponibilidade ao ataque epiléptico e se oferece p subir a praia levando seu kite, a oferta parece incrível até você tentar sair do mar e ficar atolado com algas marinhas até o queixo. "Alguém me tira daqui?"

Você decide acabar o sofrimento com um educado sorriso agradecendo a oportunidade lamentando que as condições realmente não são as mais favoráveis para a prática do esporte para alguém de nível amador, deita na areia e faz aquela respiração da yoga.

Espera que todos terminem a sessão para finalmente pegar o barco de volta. O sol já está baixo. Quando a aventura parece estar próxima ao fim a lancha quebra seus dois motores. A resposta que tanto temia vem a tona: "Sim, você é lazy kitesurfer." Mas assim como a certeza serena e colorida; o por do sol, em alto mar te faz sorrir!

Nenhum comentário: