sábado, 19 de março de 2011

Viva como se fosse morrer (Porque você vai!) - Texto Mike Robbins


Dificilmente eu posto outros textos aqui. Achei esse no huffington post se quiser ler o original em inglês clique aqui. Me identifiquei tanto com ele porque compartilho sua filosofia. Descobriram meu segredo!
É longo, mas juro, vale a pena ler tudo!

"Você vai morrer. Eu vou morrer. Todo mundo ao nosso redor vai morrer.

A realidade da morte é tão óbvia quanto assustadora para a maioria de nós. Com os recentes acontecimentos trágicos no Japão, e algumas notícias de estado de saúde grave que recebi uma pessoa próxima, estive pensando muito sobre a vida e a morte na semana passada. Eu estava correndo alguns dias atrás, e pensei comigo mesmo: "Como é saber que você vai morrer?" Então eu pensei: "Espere um minuto, todos nós vamos morrer - nós apenas não agimos como tal."

Por mais simples que fosse o pensamento, foi muito profundo para mim. Eu não vivo minha vida totalmente consciente da minha própria morte. Meus próprios medos sobre a morte (o meu e dos outros) muitas vezes me forçam a deixar de pensar nela como um todo. Eu me pego pensando na morte - às vezes com mais frequencia do que eu gostaria de admitir, especialmente com as nossas meninas tão novinhas(Samantha cinco anos, e Rosie dois anos e meio).

Eu também não falo sobre a morte muito porque parece um assunto tão mórbido, um verdadeiro "infortúnio". Sinto que se me concentrar apenas na morte, eu de alguma forma atrairei a mim ou
a alguém ao meu redor.

Na nossa cultura, nós realmente não gostamos de falar sobre a morte, ou lidar com isso de uma maneira significativa, uma vez que pode ser bastante assustador e é exatamente o oposto do que vivemos obcecados com (juventude, produtividade, vitalidade resultados, a melhoria, a beleza, o futuro, etc.)

Mas e se assumirmos a morte, conversarmos mais sobre isso e compartilharmos os nossos próprios vulneráveis ​​pensamentos, sentimentos e perguntas sobre isso? Enquanto para alguns de nós isso pode parecer desconfortável, desagradável ​​ou até mesmo um pouco estranho, pense quanto libertador seria se nós estivéssemos dispostos a enfrentar a realidade da morte diretamente.  
Steve Jobs fez um discurso poderoso na Universidade de Stanford em 2005, intitulado "How to Live Before You Die". No discurso, ele disse: "Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há nenhuma razão para não seguir seu coração."
 
Contemplar a morte de uma maneira consciente não deveria nos assustar. Saber que a nossa experiência humana é limitada, e que em algum ponto misterioso no futuro nosso corpo físico vai morrer, é ao mesmo tempo sóbria e libertadora.
 
A razão que eu sempre apreciei os memoriais (mesmo sob profunda dor e tristeza pela morte de alguém próximo a mim) é porque há uma consciência poderosa que envolve a morte. Quando alguém morre, muitas vezes sentimos permissão para cair na real de uma maneira mais vulnerável ​​e focar no que é importante.
E se habilitássemos esta consciência o tempo todo, não apenas porque alguém perto de nós morre, ou porque estaríamos próximos de morrer, mas porque nós escolhemos para afirmar a vida e apreciar a bênção do presente, e a oportunidade que ele é?  
Aqui estão algumas dicas do que podemos pensar, concentrar e fazer para viver como se fossemos morrer, de uma forma positiva:
 
Não encane com pequenos problemas. Como o meu querido amigo e mentor Richard Carlson lembrou milhões de nós através de sua série best-seller de livros com esse grande título, a vida não é uma emergência, e a maioria das coisas que se preocupar, ficar chateado e obcecado não é que de um grande negócio. Se nós vivemos como se fôssemos morrer, nós provavelmente não iriamos deixar que tantas pequenas coisas nos incomodassem.
 
Não guarde rancor. Uma das minhas frases favoritas é: "Guardar rancor é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra." Todos perdem quando guardam rancor, principalmente nós. Se você soubesse que iria morrer em breve, você realmente gastaría seu precioso tempo e energia  com raiva e ressentimento daquele ao seu redor, ou pessoas de seu passado, independentemente do que eles possam ter feito? O perdão é poderoso, não se trata de apologia de nada - trata-se de libertação e liberdade para nós mesmos.

Foque no que realmente importa. O que realmente importa para você? Amor? Família? Relacionamentos? Serviço? Criatividade? Espiritualidade? Nosso autêntica contemplação da morte pode nos ajudar a responder esta importante questão de uma forma comovente. Se você descobriu que só tinha um tempo limitado para viver, o que você pararia de fazer agora? No que você deseja focar em seu lugar? E enquanto todos nós temos certas responsabilidades na vida, perguntar a nós mesmos o que realmente importa e nos desafiar a concentrar nisso agora é uma das coisas mais importantes que podemos fazer.

Vá em frente. O medo do fracasso, muitas vezes nos impede de ir atrás o que realmente queremos na vida. De uma certa perspectiva (baseada no ego, no mundo físico, material), a morte pode ser vista como o "fracasso" final e é muitas vezes relacionada à isso em nossa cultura. No entanto, essa perspectiva pode realmente libertar-nos. Se sabermos que iremos "falhar" na vida (em termos de viver para sempre), o que nós realmente temos a perder ao assumir grandes riscos? Nós todos sabemos o final da história. Como eu ouvi em um workshop anos atrás, "a maioria de nós está tentando sobreviver a vida, temos que lembrar que ninguém vai."

Aproveite o dia. Carpe diem, expressão latina para "aproveitar o dia", é sobre estar bem aqui, agora. Quanto mais estamos dispostos a entregar o presente momento, abraçá-lo e experimentá-lo plenamente, o mais que podemos apreciar e gozar a vida. Como John Lennon disse a famosa frase "A vida é o que acontece quando você está ocupado fazendo outros planos." Viver como se fossemos morrer é lembrar de envolver se totalmente no momento presente, ser grato pela dádiva que temos e fazer o nosso melhor para não viver no passado ou se preocupar com o futuro. Se hoje fosse seu último dia, como você quer viver?

Enfrentar a morte pode ser difícil e assustador para muitos de nós. Há muita resistência, medo e "tabu" em torno dela, em nossa cultura e para nós mesmos. No entanto, quando nos lembramos que a morte é natural e inevitável, somos lembrados de que a vida de todos (dure alguns dias ou cem anos) é curta, preciosa e milagrosa. Esta consciência pode fundamentalmente e alterar positivamente a maneira como pensamos, sentimos e nos relacionamos com nós mesmos, os outros e com a própria vida. Viver como se nós fossemos morrer (e lembrando que é garantido) é uma das melhores coisas que podemos fazer por nós mesmos e aqueles que nos rodeiam."

4 comentários:

Flor e Trapo disse...

Impressionante, mas eu pelo menos penso dessa forma. Quase tudo que faco em minha vida, penso o quanto vou viver, claro que nao sei.

Entao... tento sempre lembar disso e aproveitar o meu dia e nao levar tudo tao a serio. Claro que as vezes temos alguns mal entendidos, mas para mim dura pouco.

E isso ai, vamos curtir muito a vida e agradecer.

Mana, obrigada por postar uma coisa tao legal.

Yupiiiiiii... vamos pedalar e nos divertir muitoooo...

Bjs

Bruno disse...

por isso vc esta pilotando no turbo ?!! hehehe

Anônimo disse...

É porisso que eu bebo...

Unknown disse...

Foda mano, no final é só vc mesmo, faça tudo que tiver vontade, sendo dentro da lei logico, mais faça por vc e pra vc!!!!