terça-feira, 7 de junho de 2011

Viajando de avião com a bike


Você já reparou muitas vezes quando vai embarcar com uma bike o funcionário do check in não sabe muito bem o que fazer?


Cada companhia aérea tem uma regra, e cada destino também. O Brasil é o país mais privilegiado do mundo, nos vôos internacionais além de podermos carregar alguns quilinhos a mais, algumas cias aéreas que não cobram o transporte da bike.

Em vôos internos pela Europa é preciso ligar antes e reservar espaço para a bicicleta. Se for Brasil - Europa - Brasil não é necessário, apenas se for voar pela Europa. Lembre se de telefonar antes e fazer a reserva de espaço. A maioria da companhias aéreas européias também cobram o transporte da magrela, ai é Euro, a brincadeira fica mais cara.

Certifique se sempre antes de embarcar, ou melhor antes de comprar a passagem porque o transporte da magrela poderá ajudar a definir a escolhida.

Saiba exatamente qual é a regra para o transporte da bicicleta, assim você não irá pagar taxas a mais.

Tive sempre uma expêriencia ótima com a TAM. Na simpática aerolinha a bicicleta conta como um volume qualquer. Ou seja, se você estiver dentro do volume e quilos permitidos sua bicicleta irá viajar com você "de graça". E mais; não é preciso embalar, pode despacha la montada, apenas será necessário tirar os pedais (se não forem clip) e murchar os pneus. Cuidado com isso! Se o seu pneu for tubeless peça para que não esvaziem mais do que já foi esvaziado, caso contrário você corre o risco de perder o líquido.

Interessante a experiência que tive semana passada e foi o que me fez escrever essa matéria.

Saí do Brasil com destino aos EUA, a cia UNITED AIRLINES. No Brasil me cobraram uma taxa de U$ 50 pelo transporte da Bike, estranhei porque as companhias americanas sempre cobram U$ 150 - 200. A Senhora que me atendeu, me explicou que para o Brasil o valor era menor. Imaginando que podia ter problemas futuros logo fui me informei se na volta o valor seria o mesmo. Tive a resposta afirmativa e perguntei se ela poderia imprimir as normas para mim. Ela disse que não seria necessário pois todos os atendentes do check in tem acesso a essas informações no computador. Tratei de guardar o comprovante do pagamento.

Dito e feito. Na volta, não só o moço que me atendeu, como mais três pessoas que trabalham na UNITED AIRLINES queriam me cobrar a taxa de U$ 200 normalmente cobrada por eles para transportar a bike para qualquer lugar.

Demorou algo em torno de 30 minutos, até que depois de muita insistência minha, a mulher procurasse aonde estavam as regras do BRASIL, e sem jeito num tom doce de voz baixa assumisse que eu tinha razão.

Então quando for viajar de avião com sua bicicleta, antes de comprar a passagem, certifique se quais as companhias aéreas são "bike friendly". Imprima as normas e Boa Viagem!

Quer ver a postagem sobre Receita Federal? Clique aqui.

4 comentários:

alexandre adm disse...

Luli.
Sei que quando sai do Brasil com a bike, ninguem questiona nada, mas quando retorna para o Brasil; o pessoal da receita federal te pede algum documento da bike?
Para provar que não se trata de uma nova aquisição no exterior?
Bj.
Ale

Luli disse...

Oi Ale!
Obrigada pela pergunta! Isso rendeu mais assunto para o blog. Aqui vai a postagem em sua homenagem

http://lulicox.blogspot.com/2011/06/bike-e-receita-federal-parte-ii.html#links

beijos

Lívia disse...

Olá
vou voltar para o Brasil pela United e vou levar uma bike. Estou preocupada com as dimensões da caixa. Quais foram as suas medidas?

Flower People disse...

Livia
Desde que a bike esteja bem embalada as dimensões não importam muito, porque como bike você terá que pagar o extra pelo transporte da mesma.
Lembre-se de embalar a bike o mais protegida possivel. Boa viagem!