segunda-feira, 9 de abril de 2012

As linhas tortas dos comboios de Portugal!

"Deus escreve certo por linhas tortas" 

Quando João e eu decidimos fazer essa viagem de Norte a Sul de Portugal fizemos questão de ir de comboio porque acreditávamos que a combinação de comboio e bike era um exemplo sustentável.

Antes de ir o João contactou a CP (Comboios de Portugal) para saber como isso poderia ser feito e logo de saída já foi avisado que iria ter problemas. 

O curioso aqui de Portugal é que os trens regionais tem um espaço reservado para as bicicletas, esses trens percorrem distancias pequenas que ironicamente poderiam ser feitas de bike. Os comboios inter-cidades são os tais que não aceitam as bikes.

Na ida da nossa viagem conseguimos pegar os trens porque nos deparamos com pessoas sensatas que viam que estávamos dispostos a fazer isso de uma maneira que não atrapalhasse ninguém (tiramos as rodas das bikes e as guardamos desmontadas no espaço reservado para as malas).

Mas Deus tinha outros planos para nossa viagem de volta; no ultimo trecho fomos barrados na plataforma por cobradores da CP muito mau educados que não fizeram questão de escutar ou conversar. 
Isso nos despertou a vontade de lutar! 

Os comboios da CP andam para trás por isso foi criada uma página no facebook para o movimento pró bicicletas nos comboios de Portugal! 

Leia mais sobre no blog do João Marinho.E vem com a gente nessa!


2 comentários:

WESS disse...

Luli, sou brasileiro, morador de Lisboa já há 5 anos. Uso a bicicleta como meio de transporte, para o lazer, e também como desporto, faz muito tempo. Já tive o mesmo problema que vocês tiveram, quando tentei visitar uma amiga que mora em Coimbra. Portanto, gostaria de contribuir para que isso não ocorra mais. Fica aqui meu contato, caso queira. wessphoto@hotmail.com ou wess@vodafone.pt
Parabéns pela iniciativa.

Maquiavel disse...

Gente estúpida há em todo o lado.
De qualquer forma, se as bicicletas väo desmontadas eles näo vos podem impedir de entrar com elas, porque os passageiros têm direito a levar carga.

Chamem a polícia quando é assim. E registem os nomes de todos os intervenientes para poderem reclamar aos seus superiores.