segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pedalando a Meia Maratona de Manteigas!

O fim de semana prometia; a equipe Rocky Mountain se reuniria no topo da serra da estrela para um final de semana de integração e ainda aproveitaríamos uma etapa da da taça de Portugal; a maratona de Manteigas para brincarmos mais pelas trilhas.



No sábado logo pela manhã saímos em direção à torre, o topo da montanha, dez quilômetros de escalada num o ritmo era brando, o que valia era o passeio e o visual. Nessa época do ano as flores dominam as paisagens e qualquer brisa suave sente se o perfume das flores.


Depois do almoço paramos para tirar várias fotografias da equipe, mas essas eu não vou publicar porque senão o Sr. João Marinho me mata, depois que forem para o ar eu divulgo.



Descemos para Manteigas para retirar os kits da competição, fizemos um percurso de downhill bem técnico. Eu já havia feito essa trilha em 2010 no geo-ride e tinha curtido muito e dessa vez com os meninos foi só diversão. Eles desciam na frente, algumas horas paravam para me esperar eu mal chegava e partiam novamente. À noite eu já sentia os meus braços doerem. _ “Meu Deus preciso treinar!”.


Com os kits em mãos dava uma preguiça enorme em olhar para cima e pensar que teríamos que voltar pedalando o famoso Vale Glaciar, mas combinado é combinado.


Os meninos brincam dizendo que dos 12 quilômetros eu pedalei apenas 3 e nem sabem dizer o quanto foi abatido dos 800 m de desnível, quem fez todo o esforço por mim foi o João. E foi mesmo! Fui grudada na mochila dele o tempo todo! Muitas vezes com a ajuda do Miguel. Salva também por todas as gomas Sponser que eu roubei do Ricardo (olha que eu sou chatinha de gosto mas essas balinhas de gel são mesmo boas).


 A largada da prova era às 10 horas. Pouco antes disso estava alinhada junto a centenas de atletas. Eu estava inscrita na meia maratona, faria 47 km com 1500 m (o combinado entre o João e eu parece ser esse: eu coloco ele para correr quando ele está na temporada de treinos de bike e ele me coloca para pedalar durante a minha temporada de corrida.) Como a largada dos dois percursos era a mesma ficava difícil saber quem eram as minhas “rivais”.


Segui num ritmo que conseguiria manter. Era uma subida que não acabava nunca! Sabia que tinha que resistir até o quilometro 33 que depois disso seria descer o tal Vale Glaciar que tínhamos subido na véspera. Fui controlando água e mandando ver no mel, nas gomas (depois de sábado o estoque foi reposto pelo João) e levei sal marinho, na falta das minhas queridas azeitonas, achei que minha reposição de sal seria importante para o meu desempenho, ainda porque o calor do sol contrariava a previsão do tempo (não é Filipe?) então o sal seria fundamental para a melhor absorção da água!

Mais para o final da subida encontro com uma bifurcação que me gerou certa dúvida; havia uma placa grande apontando “Maratona Feminina” Parei perguntei para alguns atletas que passavam, segui para o lado contrário porque lembrava ter visto a altimetria da meia maratona era a mesma da maratona masculina.


Chegando lá no topo, no final dessa subida que parecia não ter fim o staff me diz que eu estava no lugar errado que nenhuma mulher tinha passado por lá. Para a minha alegria vim descobrir mais tarde que quem estava errado era o staff e não eu! Como eu era a primeira mulher na meia maratona eles ainda não tinham se dado conta que mais mulheres passariam por ali!

Descer o Vale Glaciar foi parte do premio da prova. Primeiro em asfalto, depois um single técnico curto que emendava numa estrada de terra; ali sim no final da descida uma bifurcação para Manteigas iam os que faziam a meia maratona.
Cruzei o pórtico em primeiro!


Obrigada Nexplore e a toda equipe Rocky Mountain Sponser Nutrition pelo final de semana delicioso e divertido!

2 comentários:

Dri Boccia com Flower People Team disse...

Luli o que eu faço com você, caraca não é possível, você também é uma mutante.

Hahahaha... que demais, parabéns.

Beijos

Director de equipa disse...

Brasileira...é sempre um prazer ler os teus relatos, partilhar o fim de semana, os empenos e as vitorias! Como dizem vocês...mandou bem!!
Até já! :)