quarta-feira, 27 de junho de 2012

O que está por vir na DOURO BIKE RACE Serra da Aboboreira a 3a etapa



_"Me diz o que que tu achas!" me disse enquanto subíamos a serra da Aboboreira. E continuou:
 _ “Porque nem que quisesse jamais conseguiria fazer a etapa a essa velocidade.”


Esse é o custo de pedalar com o mutante João Marinho, é preciso entender que ele não faz a menor idéia o que se passa com nós; pobres mortais.
Tenho que admitir que por mais que venha aprimorando essa consciência, ouvir aquilo surtiu um efeito negativo, se já pedalava devagar meu ritmo caiu mais ainda.


A serra da Aboboreira será a ultima etapa da Douro Bike Race com aproximadamente 50 quilômetros. Tem um percurso totalmente pedalável. Na edição do ano passado ela era a primeira serra com a menor distancia dos três dias de prova, mas a menor distancia não deve ser menosprezada. Houve quem dissesse que foi a etapa mais dura.
Em minha opinião esse ano não será muito diferente.


A primeira parte da etapa é feita de sobes e desces. Logo nos primeiros quilômetros é possível ver de longe (bem longe!) um “casal” de torres eólicas no topo da serra:
_ “Está vendo aquelas torres?”
_ “Sim.”
_ “É por lá que iremos passar.”
Nas 2 horas seguintes eu desejei arduamente não ter essa informação.


A subida ao topo da serra tem alguns patamares para o alívio das perninhas e das ovelhas =) logo no primeiro deles numa reta de asfalto encontramos com um carro de doces! Eu já no auge da minha hipoglicemia ataquei um folhado com creme, e logo meu humor já começou a melhorar. Não! Eu não fico mal humorada de fome. Ouviste?!



Toda a dureza da etapa é recompensada com a beleza do alto da serra; lá um enorme planalto verde emoldura a vista da cidade e arredores. As estradas de areia branca refletem o sol. O vento sopra. Ali é possível sentir se mais vivo. A segunda recompensa da etapa é o downhill; com trilhas bem variadas, algumas técnicas e deliciosas de se descer de volta até Amarante.


Resumindo e respondendo a pedidos vou enumerar os inimigos da etapa da serra da aboboreira:

1º João Marinho: esse será sempre o seu primeiro inimigo, foi ele que escolheu a dedo as trilhas da Douro Bike Race. O que pode ser incrível porque teremos sempre os trilhos preferidos de um mountain biker apaixonado, também pode ser um problema porque nesse caso a referencia de esforço que ele tem é a dele.


2º O calor pode ser outro vilão nas etapas, para nós brasileiros o calor é diferente; é seco e às vezes quando percebemos já é tarde demais. Uma parada num tanque foi abençoada, o mergulho na água gelada prolongou um pouco a vida útil da minha bateria. Um pouco. Portanto hidrate-se e refresque-se!


3º As Silvas e Urtigas. Silva para quem não é de Portugal é um arbusto cheio de espinhos e Urtiga é outro arbusto que ao tocar a pele deixa um ardor não muito agradável. A sorte dos atletas é que nos pontos mais críticos as trilhas serão limpas para a competição.


4º A distancia. A etapa da aboboreira não deve ser encarada como uma etapa curta porque ela é dura. Não largue com aquele pensamento de ultimo dia “Já ganhei!” ou “Já terminou!” Respeite a montanha!


5º Last but not least; As torres eólicas. Inimigas do psicológico. Se você olhar para cima sempre irá ver lá no topo do mundo os malditos gigantes cata-ventos brancos, e por mais que você pedale na velocidade do “chefe” vai demorar a chegar lá acima. Portanto foque no presente, não olhe para cima e divirta-se!

*Observação durante metade do percurso a autora da postagem estava quebrada a outra metade com fome. A mesma encontra se em uma fase destreinada na bike. O leitor deverá levar essas questões em consideração ao interpretar o texto.





3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria.Nota 10. Love´ya sweetie.

Sousa "Trepador" disse...

Excelente análise desta etapa da tua parte: na edição do ano passado da DBR, em que tive o prazer/sofrimento/sã loucura de participar, na versão Epic, a que mais que custou a concretizar foi sem dúvida a da Aboboreira e pelos motivos que são aqui descritos. Não dá descanso às pernas e o calor foi arrasador para o físico.
Responsabilidades? Só minha, quem me mandou marcar férias para me meter numa saga/epopeia destas??? :)
Bjs.

Unknown disse...

Ai ai...o que um homem passa. Mas adorei o texto e adorei ter pedalado contigo ihihihih