sexta-feira, 13 de julho de 2012

Relato - Meia maratona do Rio

Tem certas pessoas que depois que cruzam o nosso caminho temos a certeza de que foram postas nele propositalmente. O Rio parece ter essa magia, nessa aventura conhecemos o Luiz, amigo do Régis, um carioca manero que salvara o João e eu em uma aventura passada.

Luiz, patinador, corredor e futuro mountain biker já estava totalmente por dentro do “eshquemah” da meia maratona do Rio, veio cheio de dicas do percurso:
_ “Tem uma subida no começo, vamos tentar largar na frente...”  e por aí ia com dicas de um conhecedor profundo do percurso.
Minha meta era bater meu tempo pessoal  de 1h:46’.
Corri com meu New Balance 1400, levíssimo, meu preferido para corridas em asfalto, meias Sigvaris Pulse para proteger minhas panturrilhas e na véspera coloquei no tênis os cadarços de elástico xtenex, fiquei um pouco apreensiva de testa lós numa prova não curta, depois fiquei muito feliz com o resultado; além de não precisar amarrar, mantém o pé firme no tênis. Aprovadíssimo.
Lá fomos nós para a largada as 5 e pouco da manhã; Luiz, sua mulher Rosane, a Bia e eu. Frio e chuva. Tempo ideal para quem vai correr 21 k. Logo na largada o Luiz já deu a dica que era melhor sairmos daquele bolo e tentar largar num bloco mais a frente. A Bia e eu rapidamente colamos no conhecedor e conseguimos nos infiltrar no meio dos atletas mais perto do pórtico.
Largamos os três juntos. No começo a Bia olhava o ritmo; “Tá ótimo siga controlando o pace!” Um pouco mais a frente já nos perdemos uma da outra.
O Luiz vinha na minha bota. Eu estava preocupada em seguir o meu ritmo e tentei usar a estratégia de não largar muito forte para tentar conseguir aumentar o ritmo na segunda metade da prova.
No primeiro ponto de água eu já estava jogando água na cabeça para esfriar o corpo. Meu radiador esquenta que é uma desgraça!
 No começo tinha uma pequena subida depois dela o Luiz fala:
_ “Já já vem a subida.”
_ “Ãh?! Subida? Não era aquela?
No final da verdadeira subida eu senti que estava ficando fácil, era o Rafa me empurrando e  passando num ritmo alucinante, não deu nem para querer acompanhar.
Na metade da prova o Luiz fala “Agora eu esquentei.” Caramba parece a Dri!” Pior quando isso acontece quem não acompanha sou eu! Dito e feito; começou a ficar mais difícil manter o pace que o Luiz controlava religiosamente em seu frequencímetro.
“Luiz, vai embora!”
“Não Luli, vem junto.”
Lutei para tentar acompanhar e ainda insisti algumas vezes para que ele me deixasse, eu estava aflita que poderia atrapalhar a prova dele.
_ “Mais para frente eu abro, por enquanto vamos juntos.
Quatro quilômetros para chegada o anjo da guarda resolve me deixar e sai voando desaparecendo no meio dos atletas. “Bom vamos lá: agora eu estou sozinha, tenho que conseguir ficar nesse ritmo abaixo dos 5 min. por quilometro.”
No final da prova é possível ver o Pão de Açucar, que me mandava forças para a reta final: “Ei! Ontem você esteve aqui em cima!”  A escalada da véspera só tinha nos energizado ainda mais, né Bia?
Mesmo com  tempo chuvoso o Rio de Janeiro é mágico, o percurso acompanha a orla e termina no aterro do Flamengo. Com 1h44’23’ (53 de 2237 mulheres e 11o na categoria) conclui a prova! A Bia chegou logo em seguida!
Obrigada Luiz, sem sua ajuda não teria quebrado meu recorde pessoal!
Obrigada a toda turma que invadiu o Rio de Janeiro no feriado deixando a aventura muito mais divertida. E a todos nossos amigos cariocas recentes ou antigos, não importa, não  vai demorar e nós invadiremos o Rio novamente.
É um privilegio correr na cidade mais linda do mundo! Até a próxima!

2 comentários:

Fábio Pena disse...

Olá Luli , sempre tenho lhe acompanhado nos seus relatos do blog , e sempre pensando que um dia iria lhe encontar em uma corrida para lhe conhecer, pois é lhe encontrei na Meia Maratona do Rio , só que estavamos correndo!!!, lhe vi de longe , pensei comigo vou lhe comprimentar , mas desisti , na corrida estamos concentrados e focados no nosso objetivo , fui embora e não lhe vi mais ,oportunidades não faltarão. beijos e boa sorte

Luli disse...

Obrigada Fábio! Com certeza não faltarão oportunidades, será um prazer correr contigo! =)
Beijos e bons treinos