segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

365 esportes, a saga continua...# 10 Bocha!

Ta bom, eu estava brincando quando pensei fazer 365 esportes em 365 dias, mas depois das reações, das perguntas, do incentivo e das descobertas que fui fazendo no caminho (eu sei, eu sei ainda estamos no 13o dia do ano) a brincadeira foi crescendo.

Primeiro surgiram as perguntas:
"Existem 365 esportes?"
Com as perguntas vieram as descobertas: "Nossa! Existem incontáveis esportes!"
E duvida: "Mas o que é esporte, afinal?"

Até aonde foi minha pesquisa existem muitos significados para a palavra esporte. Existem muitas maneiras de fazer yoga, existe kite com patins no gelo (!), existe três estratégias ao arremessar uma bola de Bocha.

É incrível a quantidade de informação nova e aprendizado que o projeto traz. A pesquisa sempre traz novas respostas e outras tantas dúvidas,e um projeto com ele tantos outros.


Semana de férias na casa da minha mãe na Califórnia. Uma semana que normalmente seria de compras, cinema, algumas corridinhas e eventualmente um pedal com a minha turma de bike  local. Mas não, dessa vez a Dona Lica já estava a postos esperando a minha chegada para irmos à caça dos esportes da semana (mãe é mãe!) que pelos meus cálculos deveriam ser no mínimo onze!
"Onze?!"

Antes mesmo de eu chegar, o meu padrasto já havia pesquisado Bocha na internet e ao me buscar no aeroporto veio todo entusiasmado contar que Bocha é datada de 3.000 A.C e era jogada pelos Egípcios com pedras polidas, ao que se sabe, o jogo mais antigo da humanidade! A empolgação contagia e o que era um projeto individual rapidamente virou um projeto coletivo: "Let the games begin!"

Bocha pelo tempo de existência já dá para imaginar; é um jogo simples e divertido que consiste em arremessar bolas o mais perto possivel do alvo; uma bola menor.

O nosso jogo de Bocha trouxe outro projeto agregado: a implantação do campo. No condomínio em que eles moram existe um terreno plano enorme sem casas; "Perfeito!"

Regras do jogo nas mãos, marcações feitas e times montados: Lica e John x Luli e Patricia. Detalhe para minha dupla de 80 anos. Oitenta! Inacreditável como idade está na cabeça das pessoas. Patricia, vizinha da minha mãe, tem uma postura ereta de modelo, uma beleza que não esvaeceu com o tempo, um entusiasmo vívido, e o melhor; disposição e uma baita pontaria.

A disputa foi bem acirrada, mas após algumas partidas Lica e John levaram por 16 a 12. Mas esse foi apenas o primeiro round. Amanhã temos que nivelar e aperfeiçoar o campo e ajustar as regras de acordo com as dúvidas pós prática sanadas na internet!

355...






2 comentários:

WESS disse...

Bocha!!! Muito bom. Jogava com meu pai e os amigos quando era pequeno. Bons tempos... Rs... E a contagem continua, Luciana Cox!!!

Unknown disse...

É parecido com o berlinde de Portugal :) LEGAL