sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Hawaii - Ritual de purificação

Me chamou atenção o ritual de rejuvenescimento e purificação que estava no cronograma da competição.
_ "Rejuvenescimento? Vai que dá certo e eu saio de lá em uma categoria menos competitiva!"

Pedia se pontualidade e traje de banho; Sexta feira as 5'15 hs da matina. Aproveitando que meu organismo ainda não está adaptado as oito horas de diferença do Brasil resolvi usar isso ao meu favor.

Como uma boa brasileira sai bem em cima da hora acreditando que o local era bem próximo ao meu quarto. A lua brilhava forte no alto do céu, a noite ainda mandava era possível ouvir o mar que esbravejava a distancia. Percebi que estava no lugar errado comecei a caminhar em ritmo mais rápido mas ainda encantada com o brilho do luar que banhava os coqueiros de prata, quando um meteorito invade a atmosfera deixando seu rastro dourado; o universo me mostrava o caminho.

Ao lado da praia no escuro sobre um tapete verde de grama, um círculo de pessoas se formava todos em silencio atentos a um senhor havaiano que explicava:
"Isso não é um ritual religioso é um ritual espiritual. Pensem na pessoa que foram, na pessoa que são e na pessoa que querem ser. Pensem nos erros cometidos ontem, se ofenderam um alguém, que ação poderiam ter feito de maneira diferente. Essas impurezas serão lavadas pela água do mar."

Pediu também que invocássemos nossos antepassados, nossos anjos da guarda e pedíssemos ajuda, força."Desfaçam se de suas crenças, estamos em um ritual havaiano para vivenciar a experiência será preciso pensar como havaiano."

Era possível sentir a energia conjunta que se formava no círculo. Despi me da minha roupa e de qualquer outra crença. A roda desfez se e o grupo caminhou lado a lado até o mar.

Encarei o horizonte. Encarei o mar. Encarei meus defeitos, meu passado e meus medos. Dei um passo a frente e senti a água lavando meus tornozelos. Entrei devagar no mar, aproveitando o ritmo das ondas para me aproximar aos poucos, rejuvenescer aos poucos, sentir a água salgada levando embora as impurezas. Totalmente imersa e me sentindo nova estava pronta para voltar para a praia.

(Tive uma ajuda extra e desnecessária para um momento tão solene; tomei uma onda na cabeça que me tirou qualquer impureza extra que pudesse ter ficado e com ela quase todo meu biquini - mas voltemos ao texto.)

De volta a praia o circulo formou se novamente ouvimos mais algumas palavras e viramos todos para o leste. O sr começou um canto havaiano que invocava o nascer do sol pedindo a chance do recomeço, a chance de fazer melhor o novo dia que nascia. Nossas palmas acompanhavam ritmadas acordando o sol que mostrava seu brilho, que secou minhas lágrimas.

Retribui a experiencia com sorriso e com ele no rosto voltei para o hotel.
Em outra categoria!

3 comentários:

Régis Soares disse...

uia. emocionei

WESS disse...

Bem, querida Luciana Cox, voltou com o sorriso, mais leve, em outra categoria e com o biquini, espero! ;-)
Boa sorte e conte com a nossa torcida. Sempre!!!

Lu Guadalupe disse...

Luli,sua linda!!!
Que a mãe terra te proteja,querida! E que sábias palavras desse senhor,heim... Divertar-se! beijo. Lu Guadalupe.