quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Ski Crosscountry # 89 / 365

Os começos de ano parecem sempre chegar com novos esportes. Desde criação do projeto #365sports, tinha na wishlist a modalidade top condicionamento físico.
Quando chegamos em Keystone ganhamos um vale atividades e quem diria...

Numa manhã branca decidi que iria correndo para o local da prática. No meio do caminho resolvi perguntar se o Nordic Center estava próximo.
_ "Não dá para chegar lá andando!" _ me disse uma instrutora de esqui. "Deve ser umas três milhas daqui."
Ignorei a resposta e segui na direção que ela me indicou. Sem um mapa segui minha intuição e quando comecei a subir uma montanha, achei que pudesse estar errada resolvi parar um carro:
_ "Você tem que voltar tudo."
Resolvi aceitar a carona já que eu estava atrasada para a minha primeira aula.


Acreditando que as coisas acontecem por um motivo achei que o meu atraso poderia ter seu lado bom.
_"O grupo já começou, você vai ter que esperar uma hora, mais ou menos." ... ou não.
Quando Jana uma senhora se prontificou a me dar as primeiras instruções até que eu estivesse apta a me juntar ao grupo.


A bota do esqui cross country não tem nada do esqui tradicional, ela lembra uma bota de trekking bem confortável com um encaixe apenas na parte da frente para prender nos esquis e esse são bem mais fininhos que os outros.

Rápido de se equipar e logo estávamos no meio de um campo branco gelado para as primeiras instruções. Seguia os movimentos da minha mais nova professora checa, com seu inglês de sotaque nazista e sua conduta rígida: "Melhor me comportar!"

Não demorou muito para Jana se empolgar ao ver que estava levando a "brincadeira" a serio. Em poucos minutos eu já estava exausta.
_  "Você tem que sentir que seus braços estão trabalhando muito."
Meus braços? Minhas coxas já estavam saturadas, eu comecei a sentir músculos na panturrilha que eu nem sabia que existiam, abrindo o meu casaco para ver se conseguia diminuir o ritmo cardíaco acelerado do meu corpo. Morrendo de calor!


O esqui cross contry me lembrou o movimento da patinação, e com a memória muscular de tanto esporte misturado não demorou para conseguir acompanhar o ritmo frenético imposto pela general.

Sem duvida nenhuma é uma opção excelente de treinamento, super completo trabalha o corpo todo, somado com a altitude exige muito preparo físico.Um esporte de neve delicioso para aqueles que buscam algo mais além de descer montanhas.

Logo estava junto com Jana e os outros alunos do grupo que haviam começado antes. Na hora de ensinar a parar os esquis numa descida todos faziam o movimento, na minha vez:
_ "Não tá bom! Volta e faz de novo!" e logo em seguida "Pronto, você precisa agora é treinar. Sai por ai, te vejo em uma hora."

Assim me perdi no horizonte branco e silencioso.


Um comentário:

Cecile disse...

Que legal Luli! Eu ainda não experimentei. Final de semana passado fomos fazer snowshoeing e várias pessoas em cross country ski passaram por nós; uns com muita facilidade e outros nem tanto, mas todos pareciam estar queimando muuuuita energia...rsrsrs. Gostei das suas dicas e acho que vou me encorajar na próxima oportunidade! Beijos e Feliz 2015! Cecile